A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

domingo, 26 de maio de 2013

Projeto: centenário de Luiz Gonzaga


TEMA: CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA
JUSTIFICATIVA
 A cultura faz parte do dia a dia de um povo em cada região, em se tratando do  Nordeste, apresenta uma riqueza cultural através de seus talentos artísticos, a partir da poesia, literatura, artes plásticas, teatro, música e etc.
 Luiz Gonzaga é um grande destaque da cultura nordestina, pelas suas composições narrando as histórias do Sertão Nordestino, em suas interpretações. Tão grande e respeitadoo seu talento, que mesmo não estando entre nós seu trabalho é reconhecido e homenageado em grande estilo, no que há de maior na cultura campinense, O maior São João do mundo. Daí a importância de seu centenário fazer das festividades juninas nas creches, espaço que desenvolve a aprendizagem e socialização da criança de maneira lúdica.
OBJETIVO GERAL
Despertar na criança o interesse pela cultura regional, destacando a vida e obra de Luiz Gonzaga e as festas juninas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Trabalhar literatura infantil enfatizando as festas juninas
Relatar a importância das festas juninas em nossa cultura
 Expor fotos de Luiz Gonzaga, descrevendo a sua contribuição em nossa cultura.
 Contar sua história através da sua biografia e documentário em DVD
Resgatar suas músicas, trabalhando o raciocínio e a psicomotricidade das
crianças.
 Elaborar com as crianças a ilustração da música Asa Branca e confecção de um
livro.
DESENVOLVIMENTO
 O projeto foi desenvolvido em vários momentos:
1º Momento:
 Em roda de conversa, fizemos um a introdução dos festivos na creche. Surge então a conversa sobre as festividades do Maior São João do Mundo, no Parque do Povo, local que as crianças têm o conhecimento prévio, através da visita ou de comentários de familiares. A partir daí chegamos ao homenageado da festa Luiz Gonzaga.
2º Momento: Contação de história
 O fogo no céu, a mesma descreve a festa junina, em uma floresta, realizada pelos animais, enfatizando o balão junino. Na finalização foi trabalhada a música “Olha pro céu meu amor”, de autoria e interpretação de Luiz Gonzaga.
3º Momento
 Exposição de fotos e vídeos de Luiz Gomzaga
Exposição de fotos e vídeos de Luiz Gonzaga. Conversa sobre a sua história baseando-se em fatos de sua biografia e documentário em vídeo.
4º Momento
 Apresentação e vivência das músicas de Luiz Gonzaga em CD e DVD de forma lúdica. Realização de atividade de desenho do esquema corporal com foto e intervenção.
5º Momento
 Ilustração e pintura das páginas pra confecção de um livro de pano, baseado na letra da música ”Asa Branca”.
RESULTADOS
 O Projeto Centenário de Luiz Gonzaga o Rei do baião foi muito proveitoso para as crianças, principalmente por aproximá-las da cultura nordestina, reconhecendo suas particularidades e fazendo uma ligação entre o lúdico infantil e os aspectos da nossa cultura popular.
 Além desses aspectos foi possível perceber uma apropriação do repertório musical que é peculiar ao gênero nordestino e ainda a valorização e reconhecimento de Luiz Gonzaga como artista e representante do Nordeste para o Brasil.
 As crianças tiveram também a oportunidade de explorar a vida e obra do nosso Rei do Baião, na apresentação dos seus vídeos com as suas músicas observar os instrumentos musicais utilizados ( a sanfona, o triângulo e o zabumba) a dança, as histórias cantadas nas musicas, causando nas crianças enorme empolgação, possibilitando uma aprendizagem na memória das mesmas.
Vejam no link fotos das atividades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!